Aleister Crowley
quinta-feira, 7 de outubro de 2010 Marcadores: Informações
Edward Alexander Crowley
- Foi um influente ocultista britânico, responsável pela fundação da doutrina Thelema.
- Ele foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, e também o co-fundador da A∴A∴ e eventualmente um líder da Ordo Templi Orientis (O.T.O.).
- Ele é conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como magia cerimonial e a cabala.
- Era um hedonista, bissexual, usuário recreacional de drogas, e crítico social. Em muita de suas façanhas ele "iria contra os valores morais e religiosos do seu tempo", defendendo o libertarianismo baseado em sua regra de "Faz o que tu queres".
- Por causa disso, ele ganhou larga notoriedade em sua vida, e foi declarado pela imprensa do tempo como "O homem mais perverso do mundo." Além de suas atividades esotéricas, ele era também um premiado jogador de xadrez, um alpinista, poeta, dramaturgo e foi alegado que ele também era um espião para o governo britânico.
Thelema
- Thelema é a filosofia ou religião baseada nos dois preceitos fundamentais da chamada Lei de Thelema:
- "Faze o que tu queres será o todo da Lei."
- "Amor é a lei, amor sob vontade."
- A palavra Thelema é incomum no Grego Clássico, significando o desejo, mesmo o sexual.
- Thelema possui um conjunto próprio de práticas mágicas que recebe o nome de "Magick". Esta denominação foi utilizada por Crowley (a partir da forma vitoriana do termo "magic") para diferenciar seu sistema mágico da magia de salão (em inglês, não existem termos distintos para magia e mágica). É um sistema físico, mental e espiritual englobando exercícios e práticas que buscam levar o adepto ao encontro de seu Sagrado Anjo Guardião e, através dele ao conhecimento da Verdadeira Vontade e sua execução. São também práticas criadas ou recomendadas por Crowley várias de magia sexual e de origem gnóstica.
Influência no rock
Socialmente, Crowley se tornou conhecido devido as referências feitas a ele no rock n' roll dos anos de 1960 e 1970, pelas bandas Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles e Black Sabbath, e pelo cantor Ozzy Osbourne.
The Beatles: Por serem britânicos, os quatro membros da banda acreditaram que Crowley era uma personalidade influente o bastante para ser colocado na capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Isso possibilitou que os próximos artistas tivessem conhecimento da obra de Crowley, que fazia uma boa combinação com a rebeldia e o anarquismo promovidos pelo rock n' roll.
Texto Em Andamento...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentários